Relato de observação de aluno com déficit intelectual em escola inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2230Resumo
Este relato de experiência apresenta o Relatório de Observação realizado junto a aluna com Déficit Intelectual que estuda em Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre. O Relatório de Observação faz parte da avaliação da Disciplina Alternativas Metodológicas para Aluno com Deficiência Mental, do Curso de Licenciatura da Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi observar como se dá a relação da aluna com a professora, os colegas e o ambiente escolar em uma visão teórica sociointeracionista de Vygotsky. Observou-se, também, se esses relacionamentos interpessoais favorecem o aprendizado da aluna, pois da mediação entre adulto-criança “teremos a formação das funções superiores, o que resultará na internalização de conhecimentos, ferramentas e signos por parte do aluno” (COSTAS, 2012). As observações realizaram-se em diferentes ambientes da escola: na sala de aula, com a professora titular ou referência; com a professora de Educação Física; com a professora de Arte Educação; com o Professor de Educação Especial, na Sala Integrada de Recursos; na aula de Dança; no pátio, durante o recreio; e no refeitório. Houve um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da aluna e de como se dá a inclusão na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).