Relato de observação de aluno com déficit intelectual em escola inclusiva

Zuleika Andradas Albuquerque

Resumo


Este relato de experiência apresenta o Relatório de Observação realizado junto a aluna com Déficit Intelectual que estuda em Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre. O Relatório de Observação faz parte da avaliação da Disciplina Alternativas Metodológicas para Aluno com Deficiência Mental, do Curso de Licenciatura da Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi observar como se dá a relação da aluna com a professora, os colegas e o ambiente escolar em uma visão teórica sociointeracionista de Vygotsky. Observou-se, também, se esses relacionamentos interpessoais favorecem o aprendizado da aluna, pois da mediação entre adulto-criança “teremos a formação das funções superiores, o que resultará na internalização de conhecimentos, ferramentas e signos por parte do aluno” (COSTAS, 2012). As observações realizaram-se em diferentes ambientes da escola: na sala de aula, com a professora titular ou referência; com a professora de Educação Física; com a professora de Arte Educação; com o Professor de Educação Especial, na Sala Integrada de Recursos; na aula de Dança; no pátio, durante o recreio; e no refeitório. Houve um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da aluna e de como se dá a inclusão na escola.


Palavras-chave


Déficit Intelectual; Teoria Sócio Interacionista; Inclusão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Capa · Sobre · Pesquisa · Atual · Anteriores

ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: revista.scientiatec@poa.ifrs.edu.br 

 

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFRS.