Educação corporativa: análise dos sentidos do trabalho à luz da formação continuada

Autores

  • Karen Osório Arnt Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Amaral Corrêa de Moraes Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2223

Resumo

O presente trabalho levanta algumas discussões sobre o sentido do trabalho na vida das pessoas e a importância da formação continuada no desenvolvimento pessoal e profissional do trabalhador. Com uma breve revisão bibliográfica em segmentos como educação, psicologia, administração e sociologia, o estudo tem o objetivo de apresentar concepções diversas, fazendo um contraponto entre alguns estudiosos do assunto. O significado de trabalho, desde os primórdios da sociedade em produção, é analisado e discutido, assim como questões são abordadas acerca do tema em estudos e pesquisas científicas: que espaço esse trabalho ocupa na vida dos indivíduos? O trabalho é uma fonte de realização pessoal? É um objetivo de vida ou somente uma função social? O trabalho pode ser alienante ou fetichizado? A busca pela formação continuada pode trazer prazer ou sofrimento para o indivíduo? Essas são indagações discutidas pelo presente estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento um questionário online, aplicado por meio da rede social Facebook, em um público diverso. Como complemento do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema. Na análise dos resultados foi constatada uma familiaridade entre as opiniões dos participantes com a mesma área de atuação profissional, porém a maioria dos respondentes expressam a mesma opinião quando referido o sentido do trabalho sob a ótica da qualificação humana e a constante busca pela realização pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Karen Osório Arnt, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Informática na Educação

Márcia Amaral Corrêa de Moraes, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

  • Doutora em Psicologia da Educação (USP), Professora do IFRS – campus Porto Alegre, DE

Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora do Instituto Federal campus Porto Alegre

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional