O uso de laboratórios online no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Aline Coelho dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2196

Resumo

Esta pesquisa trata de uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação de laboratórios virtuais e remotos (LVR) em processos didáticos no ensino de ciências, traçando paralelo entre esse tipo de aplicação na educação básica e no ensino superior. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em 43 artigos das bases SCOPUS, Web of Science e ProQuest, observando as disciplinas, áreas de conhecimento, níveis de ensino e os locais onde os laboratórios estão sendo explorados. Assim, evidenciou-se que as aplicações de LVR são muito mais presentes no ensino superior, principalmente nas áreas de Engenharia. No entanto, as aplicações realizadas na educação básica demonstraram que esse é um campo em potencial para ser mais explorado, por apresentar resultados positivos, capazes de suprir, mesmo que em parte, a carência de recursos, o desinteresse e a desmotivação apresentados pelos alunos, atualmente, no contexto escolar.   

Biografia do Autor

  • Aline Coelho dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Fabiana Santos Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor  em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional