A influência da vaidade no comportamento de compra do consumidor masculino das gerações X e Y

Autores

  • Bianca Mazurkewiez Unijuí
  • Adriane Fabricio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • Vanessa Hasper Dessbesell Unijui
  • Nairana Radtke Bussler Unijuí
  • Liane Beatriz Rotili Unijuí
  • Luis Felipe Lopes UFSM

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2186

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como a vaidade influencia no comportamento de compra do consumidor masculino das gerações X e Y. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando-se do método de levantamento (survey). A amostra foi de 91 homens de um município da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Como principais resultados, evidencia-se que há tendência dos consumidores masculinos da geração Y comprar e consumir em maior escala que a geração X. Assim, na compra de produtos de beleza, 60,0% dos homens da geração X e 74,7% da geração Y compram produtos de beleza ao menos uma vez ao mês. No que tange a frequência de compra, observou-se que os homens da geração X efetuam compras em intervalos de tempo mais prolongados em relação aos homens da geração Y e, neste mesmo sentido, os homens da geração Y consomem mais produtos de beleza e cuidados com a estética, tais como depilação, manicure, cirurgias plásticas, do que os homens da geração X.

Biografia do Autor

  • Bianca Mazurkewiez, Unijuí
    Bacharel em Administração pela Unijui
  • Adriane Fabricio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

    Doutoranda em Administração pela UFSM

    Docente na Unijuí - Campus Ijuí no DACEC

  • Vanessa Hasper Dessbesell, Unijui
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí
  • Nairana Radtke Bussler, Unijuí
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí
  • Liane Beatriz Rotili, Unijuí
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí
  • Luis Felipe Lopes, UFSM
    Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)
    Professor Associado 4 (DCA/UFSM)

Downloads

Publicado

2018-04-24