Abordagem com foco ciência, tecnologia e sociedade no ensino de física: um estudo sobre a interferência de ondas entre 4g e tv digital

Tamara Dias de Carvalho, Cassiana Barreto Hygino, Eros Izidoro Amaral

Resumo


Nesta pesquisa, é apresentada a implementação de uma sequência de ensino com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por meio do método de Estudo de Caso, em uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A sequência de ensino objetivou a aprendizagem do conteúdo de interferência de ondas de forma contextualizada, por meio do tema: a interferência entre 4G e TV digital. Durante o desenvolvimento, os alunos realizaram pesquisas sobre a polêmica da mudança de faixas de frequência ocorrida no Brasil e apresentaram experimentos sobre interferência, que ajudaram a pensar em soluções para o Estudo de Caso proposto. Como resultado, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre o fenômeno da interferência e também sobre a organização e política de meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, no caso, a internet móvel e o sinal de TV, desenvolvendo, ao final, uma posição crítica e responsável em relação ao assunto.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Capa · Sobre · Pesquisa · Atual · Anteriores

ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: revista.scientiatec@poa.ifrs.edu.br

 

Licença Creative Commons

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFRS.