Uso de metodologias problematizadoras em aulas de química: uma proposta na formação inicial

Autores

  • Clícia Azeredo Gomes IFF, campus Cabo Frio
  • Marcelo da Silva Mathias IFF Campus Centro
  • Lahis Tavares Crespo Barbosa IFF, Campus Centro
  • Claudiane do Nascimento Ramos IFF, Campus Centro
  • Polyana Soares Barcellos IFF, Campus Centro
  • Cassiana barreto Hygino IFRJ, Campus Arraial do Cabo
  • Valeria de Souza Marcelino IFF, Campus Centro

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2125

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com licenciandos em Química de um Instituto Federal, na qual foram utilizadas metodologias problematizadoras para a elaboração de sequências didáticas. A proposta foi desenvolvida durante o período de realização de uma disciplina denominada “Ambientes de Aprendizagem em Química II”. Nesta disciplina, os licenciandos foram incentivados a elaborar duas diferentes sequências didáticas, como proposta para aulas de Química de nível médio, embasadas em metodologias problematizadoras: o “Arco de Maguerez” e os “Três Momentos Pedagógicos”. Ao fim do processo, os licenciandos produziram relatos, analisados por meio da análise de texto discursiva. A partir da análise, constatou-se a necessidade de mudanças nas aulas de Química tradicionais e a viabilidade de utilização dessas metodologias problematizadoras para a preparação das aulas, as quais, por serem pautadas em problemas do cotidiano dos alunos, tornariam-se mais motivadoras e eficientes.

 

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional