Ensino da teoria da relatividade em Sobral (CE): uma pesquisa com professores e alunos egressos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2121Resumo
Em 2016, veio a público a primeira detecção de ondas gravitacionais, mais uma das
previsões da Teoria da Relatividade Geral, fato este que, aliado a aplicações como as que envolvem
o Sistema de Posicionamento Global, ou GPS (sigla de Global Positioning System), torna
inquestionável a necessidade de que todos entendam os conceitos e pressupostos básicos desse
notável ramo da Física Moderna. Neste trabalho, utilizou-se uma pesquisa de campo, implementada
com o uso de questionários, cujos públicos envolvidos foram professores e alunos egressos do
Ensino Médio. A finalidade era investigar a situação do ensino da Teoria da Relatividade em SobralCE,
cidade palco da observação do eclipse solar de 29 de maio de 1919, cujas imagens
possibilitaram comprovar outra previsão da Relatividade Geral – a curvatura da luz pela gravidade.
Os resultados indicam a necessidade de reformulação do currículo escolar, possibilitando uma maior
aproximação da equitatividade nas abordagens dos conteúdos clássicos, modernos e
contemporâneos. Ademais, os professores consideram que Sobral, por causa do seu envolvimento
nas observações históricas, deve ter um compromisso maior com o ensino de Relatividade, no
sentido de garantir a preservação da memória dos fatos científicos locais relevantes na história da
ciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).