Análise semiótica: campanha publicitária do Ministério da Saúde no combate à dengue

Autores

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.1681

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar um cartaz do Programa Nacional de Combate à Dengue do Ministério da Saúde do Governo Federal Brasileiro, sob a perspectiva da Teoria Semiótica Francesa. Na Semiótica Discursiva, a produção e a interpretação do sentido são simuladas como um percurso dotado de três estratos de significação diferentes. No percurso da interpretação, parte-se da manifestação (isto é, do modo como uma dada substância realiza certo conteúdo) para chegar-se ao primeiro nível de organização do sentido: o nível discursivo. Em seguida, simplificando e abstraindo o discurso por um processo de “enxugamento” gradativo do sentido, em que algumas propriedades semânticas são desprezadas em proveito de outras, consideradas mais gerais, atinge-se o nível narrativo. Insistindo neste processo de abstração e simplificação do sentido, chega-se ao nível fundamental, onde se encontram as estruturas elementares de significação. Assim procedendo, obtém-se um conjunto de categorias semânticas que estruturam o sentido de um dado texto em seus diferentes patamares de organização.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha

Doutor em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias - Uniatlantico. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Especialista em docência do ensino superior e linguística aplicada. Professor de língua portuguesa e inglesa para o ensino fundamental II. Revisor de textos, redator, analista de comunicação e tradutor de língua inglesa.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional