Contribuição ao estudo da avifauna associada ao Largo Zumbi dos Palmares e às Praças General Braga Pinheiro e dos Açorianos, Porto Alegre,RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1605Resumo
O crescente aumento da urbanização é responsável por uma significativa mudança nos sistemas ecológicos, atingindo a avifauna e a flora presentes. A presença de parques e praças urbanas, onde há predominância de vegetação, é de extrema importância para a reprodução e habitação das aves que fazem parte das cidades. O presente estudo objetivou contribuir com a identificação da avifauna associada ao Largo Zumbi dos Palmares e das Praças General Braga Pinheiro e dos Açorianos, logradouros localizados em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados amostrais foram coletados no dia 05 de novembro de 2014, durante uma saída a campo no turno da manhã. Foram registradas 20 espécies, as quais foram fotografadas e identificadas com auxílio de literatura específica. As espécies mais abundantes na área de estudo foram Passer domesticus, Turdus rufiventris, Columba livia e Zenaida auriculata. O número de espécies registrado no presente estudo é relativamente baixo, considerando as riquezas de espécies registradas para outras áreas verdes da cidade. Talvez isto esteja relacionado à pouca diversidade vegetacional encontrada na área. Assim, a idéia de que a riqueza da avifauna está relacionada à riqueza da vegetação é uma grande motivação para que áreas bem arborizadas sejam mantidas nos centros urbanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).