Caracterização dos microclimas da Praça dos Açorianos, Largo Zumbi dos Palmares e Praça General Braga Pinheiro - Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i2.1600Resumo
O estudo dos microclimas das cidades torna-se importante, pois o crescimento urbano leva à modificação da atmosfera local. As áreas verdes assumem um importante papel na mitigação das ilhas de calor e no aumento da infiltração, contribuindo para a maior qualidade de vida da população. Foram estudados três locais na região central de Porto Alegre: Praça dos Açorianos e Praça General Braga Pinheiro, localizadas no Centro Histórico e no Largo Zumbi dos Palmares, localizado no Bairro Cidade Baixa. Foram utilizados dois métodos de medição, fixo e transecto, com o objetivo de verificar a variação da temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, a fim de demonstrar as características microclimáticas dos diferentes ambientes e a importância destes espaços no meio urbano. Nos dois dias de medição, 08 e 15/10/2014, às 9 horas, foi registrada a temperatura mais elevada no Largo Zumbi dos Palmares, caracterizado pela ausência de vegetação e alto índice de impermeabilização do solo. A temperatura mais baixa ocorreu, no dia 08/10, na Praça dos Açorianos, onde há arborização e um lago artificial e no dia 15/10, em um ponto localizado na Praça General Braga Pinheiro, provavelmente devido as árvores de grande porte neste local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).