Relato de uma experiência no ensino de literatura africana para alunos de licenciaturas: utilização da robótica como ferramenta para (re)oralizar textos literários
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1506Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma prática, fruto da reflexão e diálogo entre docentes de diferentes áreas de formação, visando contribuir para a formação de professores nas áreas de Letras e História através de uma proposta de trabalho aliando Literatura e Robótica. Os acadêmicos foram desafiados a realizar uma contação de história ressignificando a oralidade de um conto africano, no contexto da disciplina de Literatura Africana. O conto selecionado, intitulado O Segredo, do moçambicano António Chicopa João, foi “teatralizado“ por robôs Lego, cuja movimentação por meio de programação e interação com eles era acompanhada pelos narradores. Neste processo, o texto oral que foi escrito volta a ser oral por meio da Robótica. Além disso, por iniciativa dos alunos, foi produzido um vídeo que foi postado no YouTube, constituindo em uma nova mídia e, ao mesmo tempo, podendo servir de material didático. A avaliação da proposta foi positiva, tanto pela análise dos relatos quanto pela observação dos docentes que verificaram que a totalidade dos acadêmicos dedicou-se à atividade e conseguiram criar algo inovador e autoral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).