Uma proposta de atividades experimentais sobre eletromagnetismo para o estudo de componentes elétricos no ensino profissionalizante

Autores

  • Jandrei Balestrini Agência de Educação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Garibaldi/RS.
  • Tiago Belmonte Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Maurício Henrique Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1502

Resumo

Neste trabalho, propomos a inserção do estudo de conceitos físicos, para melhorar a compreensão do princípio de funcionamento de componentes elétricos como o contator e motor elétrico, que são objetos de estudo, em cursos profissionalizantes na área eletroeletrônica. Aplicou-se em uma turma do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica da aprendizagem industrial básica, no SENAI. O objetivo deste estudo foi a compreensão da teoria eletromagnética, por meio da realização de atividades experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário prévio, com base na teoria de aprendizagem significativa, para analisar os conhecimentos dos alunos nesta temática antes da realização das atividades. Na sequência foi realizada uma atividade experimental com eletroímã e o experimento de Oersted, introduzindo o princípio físico de funcionamento e o estudo do contator. Depois da atividade experimental de força magnética realizou-se o experimento de transformador e motor elétrico, seguido do seu estudo aprofundado. Também foram aplicados questionários após a realização dos experimentos, para a verificação dos conhecimentos adquiridos em comparação aos conhecimentos prévios dos alunos. Constatou-se que as atividades realizadas contribuíram significativamente para a compreensão do princípio físico de funcionamento desses componentes elétricos, além de melhorar seu conhecimento sobre os conceitos científicos. 

Biografia do Autor

  • Jandrei Balestrini, Agência de Educação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Garibaldi/RS.
    Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é instrutor de educação profissional básica I - SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.
  • Tiago Belmonte Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
    Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Pós-Graduação em Educação - PROEJA pela UFRGS (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNIPAMPA Campus Alegrete (2013). Trabalha como Técnico de Laboratório de Física/Eletrotécnica no IFRS. Possui experiência na Rede Federal de Educação atuando na área de Educação Básica, Educação Profissional, tecnológica e Superior, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Física.
  • Maurício Henrique Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
    Possui Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física e ensino de Astronomia

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional