Uma proposta de atividades experimentais sobre eletromagnetismo para o estudo de componentes elétricos no ensino profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1502Resumo
Neste trabalho, propomos a inserção do estudo de conceitos físicos, para melhorar a compreensão do princípio de funcionamento de componentes elétricos como o contator e motor elétrico, que são objetos de estudo, em cursos profissionalizantes na área eletroeletrônica. Aplicou-se em uma turma do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica da aprendizagem industrial básica, no SENAI. O objetivo deste estudo foi a compreensão da teoria eletromagnética, por meio da realização de atividades experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário prévio, com base na teoria de aprendizagem significativa, para analisar os conhecimentos dos alunos nesta temática antes da realização das atividades. Na sequência foi realizada uma atividade experimental com eletroímã e o experimento de Oersted, introduzindo o princípio físico de funcionamento e o estudo do contator. Depois da atividade experimental de força magnética realizou-se o experimento de transformador e motor elétrico, seguido do seu estudo aprofundado. Também foram aplicados questionários após a realização dos experimentos, para a verificação dos conhecimentos adquiridos em comparação aos conhecimentos prévios dos alunos. Constatou-se que as atividades realizadas contribuíram significativamente para a compreensão do princípio físico de funcionamento desses componentes elétricos, além de melhorar seu conhecimento sobre os conceitos científicos.
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