Experiências de pequenos empresários e limites da literatura acadêmica em administração – alguns insights
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1499Resumo
O presente trabalho (que adapta material de uma comunicação original dos autores em congresso internacional de pesquisa sobre empreendedorismo) tem por objetivo proporcionar uma reflexão exploratória a respeito de aproximações e distanciamentos que certas ideias ensinadas nas escolas de administração (e que são muitas vezes tratadas quase como parte de uma cultura básica do administrador contemporâneo) podem ter com a prática empresarial em empresas de pequeno porte. Com um viés crítico sobre tais conteúdos, busca-se discutir, a partir de pesquisa empírica realizada em final de 2015 e início de 2016 com microvarejistas e varejistas independentes de pequeno porte de um centro de compras de Porto Alegre/RS (Brasil), o Shopping Total, se sugestões muitas vezes tratadas pela literatura como fundamentais fazem parte das percepções e práticas desses sujeitos (e se fazem parte, de que forma aparecem), assim como, qual, então, a importância e a capacidade de aplicação de certas ideias em contextos como o da pequena empresa. Por fim, e tendo como pano de fundo a fenomenologia própria da pequena empresa, discutem-se os limites epistemológicos da própria produção de conhecimento em ciências administrativas, traçando-se algumas sugestões para que a produção e a divulgação do conhecimento na área se distanciem, quando necessário, do viés nomotético que, desde a administração clássica e sua principiologia, acompanha a disciplina.
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