Refletindo sobre o perfil e a formação dos professores universitários bacharéis em engenharia florestal

Autores

  • Renata Diane Menegatti

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1479

Resumo

Atualmente, a preocupação com a formação pedagógica dos docentes universitários e o seu desempenho diante da relação teoria e prática pedagógica tem permeado discussões, principalmente nos cursos de graduação que possuem, em sua grande maioria, docentes formados em nível de bacharelado. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos professores de um curso de bacharelado em Engenharia Florestal do Estado de Santa Catarina, considerando seus dados pessoais, formação acadêmica, formação pedagógica para atuação docente e aperfeiçoamento profissional. Dessa forma, este artigo apresenta resultados obtidos por meio de um questionário contendo perguntas objetivas, de múltipla escolha e abertas, enviadas para os professores via e-mail. A partir deste estudo foi possível perceber que a identidade do professor de nível superior é diversa e que suas opiniões convergem em relação à importância da formação específica para a prática pedagógica. Esta opinião compartilhada nos remete à importância de atingir os professores universitários de forma com que eles compreendam a importância das metodologias didáticas e da formação continuada, pois não é só o conhecimento específico e científico que dão subsídios para a formação plena de um profissional Florestal, principalmente daqueles que influenciam diretamente na formação de novos professores.

Biografia do Autor

Renata Diane Menegatti

Engenheira Florestal (UDESC)

Mestre em Produção Vegetal (UDESC)

Especialista em Docência no Ensino Superior (UNC)

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Artigos