Refletindo sobre o perfil e a formação dos professores universitários bacharéis em engenharia florestal
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1479Resumo
Atualmente, a preocupação com a formação pedagógica dos docentes universitários e o seu desempenho diante da relação teoria e prática pedagógica tem permeado discussões, principalmente nos cursos de graduação que possuem, em sua grande maioria, docentes formados em nível de bacharelado. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos professores de um curso de bacharelado em Engenharia Florestal do Estado de Santa Catarina, considerando seus dados pessoais, formação acadêmica, formação pedagógica para atuação docente e aperfeiçoamento profissional. Dessa forma, este artigo apresenta resultados obtidos por meio de um questionário contendo perguntas objetivas, de múltipla escolha e abertas, enviadas para os professores via e-mail. A partir deste estudo foi possível perceber que a identidade do professor de nível superior é diversa e que suas opiniões convergem em relação à importância da formação específica para a prática pedagógica. Esta opinião compartilhada nos remete à importância de atingir os professores universitários de forma com que eles compreendam a importância das metodologias didáticas e da formação continuada, pois não é só o conhecimento específico e científico que dão subsídios para a formação plena de um profissional Florestal, principalmente daqueles que influenciam diretamente na formação de novos professores.
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