Seminário integrado e projeto de aprendizagem: um caminho seguro para a docência cooperativa e a interdisciplinaridade no ensino médio politécnico

Autores

  • Everton Bedin Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas; Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1475

Resumo

Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho exploratório-qualitativo, via uso da observação e de grupo focal com 77 estudantes dos segundos anos do Ensino Médio Politécnico (EMP), de que maneira a disciplina de Seminário Integrado (SI), por meio de Projetos Científicos de Investigação (PCIs) pode proporcionar subsídios para uma formação docente e discente cooperativa, a fim de desenvolver atividades interdisciplinares em prol da construção sociocultural e psico-cognitiva dos sujeitos. Com otérmino do trabalho, pode-se averiguar que a disciplina de SI, advinda com a implementação do Ensino Médio Politécnico nas escolas gaúchas, tem possibilitado um diálogo entre os componentes curriculares, seja pela consideração de apenas um único objetivo ou pela expansão contextualizada dos componentes entre si. Do mesmo modo, tem proporcionado múltiplas maneiras aos estudantes para difundirem as informações obtidas através de pesquisas mediadas pelos professores, assim como a articulação entre o tempo e o espaço para o planejamento e o envolvimento dos docentes na execução e acompanhamento dos PCIs.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas; Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Licenciado em Química - UPF.

Especialista em TICs - FURG.

Mestre em Química - UFU.

Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS.

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional