Ubiquitous Music Ecosystems: Faust Programs in Csound

Autores

  • Victor Lazzarini Maynooth University Department of Music
  • Damián Keller NAP - Universidade Federal do Acre
  • Marcelo Soares Pimenta Instituto de Informática (INF) - UFRGS
  • Joseph Timoney

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1463

Resumo

This paper describes the combination of two high-level audio and music programming systems, Faust and Csound. The latter is a MUSIC N-derived language, with a large set of unit generators, and a long history of development. The former is a purely functional language designed to describe audio processing algorithms that can be compiled into a variety of formats. The two systems are combined in the Faust Csound opcodes, which allow the on-the-fly programming, compilation and instantiation of Faust DSP programs in a running Csound environment. Examples are presented and the concept of ubiquitous music ecosystem is discussed.

Biografia do Autor

Victor Lazzarini, Maynooth University Department of Music

Victor Lazzarini (nascido em 1969 em Londrina, Brasil) é um compositor e pesquisador de computação musical que viva na Irlanda. Depois de estudar música no conservatório local, Victor passou a estudar para seu B.Mus. (Composição) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se graduou em 1993. Durante a graduação, ele estudou com Almeida Prado, Damiano Cozzella, Livio Tragtenberg e Raul do Valle. Em 1993 ele foi premiado com uma bolsa para prosseguir o seu Doutoramento na Universidade de Nottingham, onde estudou com Nick Sackman. Em 1997, ele passou a trabalhar como pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina e em 1998 ele foi nomeado Professor de Música da Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth.

Damián Keller, NAP - Universidade Federal do Acre

Damián Keller (pesquisador nível 2 - CNPq) é doutor em composição e tecnologia musical pela Universidade Stanford (EUA) e mestre em arte interdisciplinar pela Universidade Simon Fraser (Canadá), com pós-doutorado em ciência da computação pela UFRGS. Membro e cofundador do Grupo de Música Ubíqua (g-ubimus), coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) na Universidade Federal do Acre onde desenvolve pesquisa em computação musical e interação humano-computador. É membro do comitê especial de Computação Musical da SBC (2011-2013).

Marcelo Soares Pimenta, Instituto de Informática (INF) - UFRGS

Doutor em Informática - Université Toulouse 1 (1997), Bacharel (1988) e Mestre (1991) em Ciências da Computação pela UFRGS , com pós-doutorado na Université Paul Sabatier, Toulouse, França (2002-2003). Atualmente é professor associado e pesquisador no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientando alunos de doutorado e mestrado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Homem Computador, Engenharia de Software, Computação Musical e na integração entre estas áreas

Downloads

Publicado

2015-09-01