Criatividade em Ambientes Cotidianos: O Impacto do Fator Espacial

Autores

  • Floriano Pinheiro da Silva NAP - Universidade Federal do Acre
  • Damián Keller NAP - Universidade Federal do Acre
  • Edemilson Ferreira da Silva NAP - Universidade Federal do Acre
  • Victor Lazzarini Maynooth University Department of Music
  • Marcelo Soares Pimenta Instituto de Informática (INF) - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1462

Resumo

Analisamos os resultados de dois estudos experimentais em música ubíqua, envolvendo atividades criativas em ambientes públicos (um centro comercial, uma rua movimentada e um espaço com predominância de sons de animais) e em ambientes privados (o lar de cada participante e um estúdio para trabalho de áudio). Os resultados mostram o impacto do local de realização da atividade na aferição do suporte para criatividade. Os espaços externos foram priorizados no primeiro estudo e o espaço do lar teve avaliações levemente superiores no segundo estudo. O perfil dos sujeitos foi relevante no segundo estudo mas esse resultado não foi confirmados pelo primeiro estudo. A análise conjunta dos dados permitiu identificar uma limitação na técnica de aferição utilizada: o fator concentração precisa ser desmembrado em duas medidas independentes correlacionadas a engajamento e esforço cognitivo.

Biografia do Autor

Damián Keller, NAP - Universidade Federal do Acre

Damián Keller (pesquisador nível 2 - CNPq) é doutor em composição e tecnologia musical pela Universidade Stanford (EUA) e mestre em arte interdisciplinar pela Universidade Simon Fraser (Canadá), com pós-doutorado em ciência da computação pela UFRGS. Membro e cofundador do Grupo de Música Ubíqua (g-ubimus), coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) na Universidade Federal do Acre onde desenvolve pesquisa em computação musical e interação humano-computador. É membro do comitê especial de Computação Musical da SBC (2011-2013).

Victor Lazzarini, Maynooth University Department of Music

Victor Lazzarini (nascido em 1969 em Londrina, Brasil) é um compositor e pesquisador de computação musical que viva na Irlanda. Depois de estudar música no conservatório local, Victor passou a estudar para seu B.Mus. (Composição) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se graduou em 1993. Durante a graduação, ele estudou com Almeida Prado, Damiano Cozzella, Livio Tragtenberg e Raul do Valle. Em 1993 ele foi premiado com uma bolsa para prosseguir o seu Doutoramento na Universidade de Nottingham, onde estudou com Nick Sackman. Em 1997, ele passou a trabalhar como pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina e em 1998 ele foi nomeado Professor de Música da Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth.

Marcelo Soares Pimenta, Instituto de Informática (INF) - UFRGS

Doutor em Informática - Université Toulouse 1 (1997), Bacharel (1988) e Mestre (1991) em Ciências da Computação pela UFRGS , com pós-doutorado na Université Paul Sabatier, Toulouse, França (2002-2003). Atualmente é professor associado e pesquisador no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientando alunos de doutorado e mestrado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Homem Computador, Engenharia de Software, Computação Musical e na integração entre estas áreas

Downloads

Publicado

2015-09-01