CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO CADEIAS DE MARKOV: DA AÇÃO À COMPREENSÃO

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS/IFRS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1458

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado que estuda as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. Em particular, discute alguns resultados da aplicação de uma sequência de atividades realizada com alunos da graduação em matemática e professores de matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho baseada nos princípios da Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema envolvendo processos estocásticos fazendo o uso de um objeto virtual possibilitou aos sujeitos envolvidos a criação, manutenção e validação/reformulação de hipóteses sobre o modelo matemático investigado. A análise da proposta feita através da teoria da abstração reflexionante de Piaget aponta que o uso da informática durante as atividades possibilitaram sucessivos e graduais micro-avanços dos participantes na direção do conhecimento, como também possibilitou que os sujeitos envolvidos fossem construtores do seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS/IFRS

http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Dante Augusto Couto Barone, UFRGS

http://lattes.cnpq.br/8385283959153698

Marcus Vinicius de Azevedo Basso, UFRGS

http://lattes.cnpq.br/5478310789654878

Downloads

Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigos