A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Karla dos Santos Guterres Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto Federal do Rio de Janeiro.
  • Cristiane Delagnesi Zingano Suardi

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1457

Resumo

Este trabalho visa analisar as representações sociais construídas por professores em processo de formação inicial, no curso de Pedagogia, no Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Pesquisa exploratória e quanti-qualitativa, realizada através da associação de ideias e análise de palavras sintetizadoras de sentido relacionadas à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e seus conhecimentos sobre as fases do desenvolvimento humano. A coleta de dados foi realizada no período letivo de 2012/1, na disciplina de Psicologia da Educação I. A maioria dos alunos declarou que objetivava com o estudo na disciplina conhecer melhor seus alunos e aprofundar os conhecimentos sobre as diversas teorias relacionadas ao desenvolvimento humano. Ao final da disciplina perceberam que a atividade docente não é centrada em uma única corrente teórica e que é importante refletir sobre as diversas fases da vida. Concluiu-se que é importante partir das representações construídas pelos alunos para que a aprendizagem dos conhecimentos referentes à Psicologia do Desenvolvimento seja significativa, valorizando-se o caráter simbólico envolvido na docência.

 

Biografia do Autor

Karla dos Santos Guterres Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, estando atualmente licenciada para realização de doutorado. Possui experiência como professora e pedagoga em todos os níveis de ensino, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior.

Cristiane Delagnesi Zingano Suardi

Mestre em Educação pela UFRGS e Psicopedagoga, professora do curso de Pedagogia PARFOR - IFRS e Orientadora Educacional da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. 

Downloads

Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigos