A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1457Resumo
Este trabalho visa analisar as representações sociais construídas por professores em processo de formação inicial, no curso de Pedagogia, no Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Pesquisa exploratória e quanti-qualitativa, realizada através da associação de ideias e análise de palavras sintetizadoras de sentido relacionadas à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e seus conhecimentos sobre as fases do desenvolvimento humano. A coleta de dados foi realizada no período letivo de 2012/1, na disciplina de Psicologia da Educação I. A maioria dos alunos declarou que objetivava com o estudo na disciplina conhecer melhor seus alunos e aprofundar os conhecimentos sobre as diversas teorias relacionadas ao desenvolvimento humano. Ao final da disciplina perceberam que a atividade docente não é centrada em uma única corrente teórica e que é importante refletir sobre as diversas fases da vida. Concluiu-se que é importante partir das representações construídas pelos alunos para que a aprendizagem dos conhecimentos referentes à Psicologia do Desenvolvimento seja significativa, valorizando-se o caráter simbólico envolvido na docência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).