UMA ANÁLISE DE INTERAÇÕES DOCENTES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PROGRAMA NOVA EJA DA SEEDUC/RJ
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1454Resumo
A importância da interação na construção do conhecimento docente em fóruns virtuais de discussão é revelada muitas vezes mediante o compartilhamento de experiências profissionais próprias ou em relatos dos demais integrantes do fórum. Nesse estudo identificamos tipologias de interação e observamos aspectos de desenvolvimento de conhecimento profissional em fóruns do Programa Nova EJA. Analisamos fóruns constituídos por professores de matemática no período de agosto a setembro de 2013. Como resultado o estudo exemplifica tipologias discursivas específicas encontradas em um fórum e sublinha que este espaço interativo constitui uma importante estratégia de formação em exercício pela sua possibilidade de socialização de experiências profissionais e de discussão online de atividades do curso. A análise ressalta que políticas públicas como a Nova EJA são importantes na formação de um coletivo docente para atuar em uma modalidade de ensino que demanda diretrizes curriculares específicas e inovadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).