UMA ANÁLISE DE INTERAÇÕES DOCENTES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PROGRAMA NOVA EJA DA SEEDUC/RJ

Autores

  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ
  • Gisele Xavier Cederj e UFRRJ/PPGEduc
  • Agnaldo Esquincalha PUC-Rio e Cecierj
  • Gisela Pinto UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1454

Resumo

A importância da interação na construção do conhecimento docente em fóruns virtuais de discussão é revelada muitas vezes mediante o compartilhamento de experiências profissionais próprias ou em relatos dos demais integrantes do fórum. Nesse estudo identificamos tipologias de interação e observamos aspectos de desenvolvimento de conhecimento profissional em fóruns do Programa Nova EJA. Analisamos fóruns constituídos por professores de matemática no período de agosto a setembro de 2013. Como resultado o estudo exemplifica tipologias discursivas específicas encontradas em um fórum e sublinha que este espaço interativo constitui uma importante estratégia de formação em exercício pela sua possibilidade de socialização de experiências profissionais e de discussão online de atividades do curso. A análise ressalta que políticas públicas como a Nova EJA são importantes na formação de um coletivo docente para atuar em uma modalidade de ensino que demanda diretrizes curriculares específicas e inovadoras.

Biografia do Autor

  • Marcelo Almeida Bairral, UFRRJ
    Doutor em Educação Matemática (Universidade de Barcelona). Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor, UFRRJ/PPGEduc/IE
  • Gisele Xavier, Cederj e UFRRJ/PPGEduc
    Mestranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ/PPGEDUC)
  • Agnaldo Esquincalha, PUC-Rio e Cecierj
    Doutorando em Educação Matemática (PUC-SP). Professor PUC-Rio
  • Gisela Pinto, UFRRJ

    Doutoranda em Educação Matemática (UNIBAN/SP). Professora, UFRRJ/ICE/DEMAT

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional