COMUNIDADES DE PRÁTICA DOCENTE: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Karen Selbach Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1453

Resumo

No ensino superior, em que grande parte dos docentes não possui formação em licenciatura, as oportunidades de intercâmbio e diálogo com outros professores são fundamentais para o aperfeiçoamento da prática docente. O resultado desses diálogos pode ser ainda mais rico se eles acontecerem entre professores das diversas áreas do conhecimento. Desta multidisciplinaridade podem surgir propostas pedagógicas inovadoras. Entretanto, pela dinâmica das atividades docentes, poucos são os momentos em que os professores dos diferentes cursos têm para se encontrarem e trocarem experiências. Uma alternativa a esta situação é promover o encontro entre os professores utilizando os recursos da internet que, graças à sua abrangência, possibilita a conexão entre pessoas com diferentes perspectivas, oriundas de diferentes culturas e possuidoras de diferentes conhecimentos. Nesse sentido, apresentamos nesse artigo um projeto que é uma tentativa de oportunizar um espaço alternativo para o intercâmbio e a formação permanente de professores, por meio da criação de uma comunidade de prática docente.

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Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigos