A UTILIZAÇÃO DO BOARDMAKER JUNTO AOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Maria Elisabete Bersch Centro Universitário Univates
  • Christiane Bagestam Rockenbach Univates

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1444

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de utilizar o software Boardmaker como recurso para apoiar os processos de aquisição da leitura e da escrita, na perspectiva da educação inclusiva. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido junto a dezesseis crianças do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola do município de Arroio do Meio. A metodologia envolveu as seguintes ações: revisão bibliográfica; estudo do software; proposição, realização e análise de atividades didático-pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. As reflexões sobre Informática e Educação e sobre Tecnologia Assistiva encontram-se fundamentadas em autores como Papert (1994), Moran (2000), Sartoretto e Bersch (2014).  Para discutir as questões referentes a alfabetização e consciência fonológica, buscou-se apoio em Ferreiro (1991), Soares (2010), Maluf e Cardoso-Martins (2013), e Adams [et. Al] (2006). A análise dos dados indica que o software Boardmaker pode contribuir para renovar práticas pedagógicas na alfabetização por meio da elaboração de atividades interativas que exploram texto, imagens e sons. 

Biografia do Autor

Maria Elisabete Bersch, Centro Universitário Univates

Mestre em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Univates. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância.

Christiane Bagestam Rockenbach, Univates

Graduanda do curso de Pedagogia da Univates.

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Publicado

2015-10-10

Edição

Seção

Artigos