Formas de caracterização e propriedades dos plásticos utilizados na identificação e separação manual para reciclagem no município de Inhumas-GO
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i1.1442Resumo
Este projeto tem por objetivo auxiliar e orientar cidadãos comuns, pequenos e microempresários, e catadores organizados em cooperativas do município de Inhumas (GO). Através de atividades ligadas a resíduos poliméricos urbanos (plásticos), irão separar e identificar manualmente esses materiais por diferentes formas de caracterização e propriedades (transparência, embranquecimento, dobradiça, densidade, maleabilidade e dureza). O trabalho foi desenvolvido no período de agosto de 2012 a julho de 2013, sendo a coleta das amostras em escolas das redes pública e particular, áreas comerciais com área de alimentação e saúde, como feiras livres, bares, restaurantes, clínicas médicas e laboratoriais, no município de Inhumas. A coleta foi manual e aleatória, com três amostras semanais de resíduos plásticos, em diversos pontos da cidade. Os resultados mostraram que nos meses de setembro e outubro de 2012 houve um maior consumo de amostras plásticas dos grupos PS-6 – Poliestireno-código 6 e PEAD-2 – Poli de alta densidade-código 2, seguido de uma proporção intermediária dos grupos PET-1 – Polietileno tereftalato-código 1 e PEBD-4 – Poli de baixa densidade-código 4, e um menor consumo dos grupos PVC-3 – Poli cloreto de vinila-código 3 e PP-5 – Polipropileno-código 5. Nos meses de novembro e dezembro de 2012 ocorreu um maior consumo de amostras plásticas PET-1-código 1 e um menor consumo de amostras do grupo PS-6-código 6, havendo um consumo de proporção intermediária dos grupos PEAD-2-código 2, PEBD-4-código 4- e PP-5-código 5. Já para os meses de janeiro e fevereiro de 2013, finalizando a coleta de amostras, observou-se um consumo proporcional e igualitário para a maioria dos diferentes grupos de amostras plásticas, com exceção do grupo PP-6-código 6, que apresentou consumo um pouco acima da média em relação aos demais grupos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).