O ENSINO DO LÉXICO EM LÍNGUA ESPANHOLA: ABORDAGEM QUALITATIVA X ABORDAGEM QUANTITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v1i1.1435Resumo
No ensino de línguas, um dos objetivos principais é que o aluno vá construindo e ampliando seu conhecimento léxico, que é parte de sua competência comunicativa. Em alguns dos métodos de ensino de língua estrangeira, o trabalho com o léxico se dá através da memorização de listas de palavras; por esta concepção, o conhecimento léxico é um elemento secundário, subordinado à gramática. Em outras abordagens, que buscam um equilíbrio entre a exatidão gramatical e a eficácia comunicativa, destaca-se a língua em uso, e as palavras devem aparecer contextualizadas de forma significativa, ou seja, o vocabulário a ser ensinado deve estar relacionado às funções comunicativas da língua; assim, entende-se que a construção da competência comunicativa requer tanto o conhecimento de seu vocabulário como de sua gramática. A concepção atual é de que a aprendizagem do vocabulário é um processo qualitativo, e não somente quantitativo, pois “aprender palavras” não é um ato acumulativo baseado na memorização, mas se trata de um processo cognitivo complexo, que dá lugar ao desenvolvimento de um léxico mental dos aprendizes, a partir das relações que podem ser estabelecidas com as palavras entre si e também com seu(s) contexto(s) de uso.
Palavras-chave: Ensino do Léxico. Língua Espanhola. Abordagem qualitativa.Downloads
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