COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Simone Mussio FATEC JAHU
  • Valéria Cristiane Validório FATEC JAHU
  • Véra Maria Ferro Merlini FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v1i1.1432

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão da competência pedagógica no Ensino Superior, tendo como meta o ensino tecnológico. Almeja, assim, destacar a importância da participação colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, como também ressaltar a preocupação posta na formação dos profissionais dos Cursos Superiores de Tecnologia, observando como deve ser a postura de tais profissionais no mercado de trabalho, bem como dos próprios professores na forma como lecionam. Retrata a necessidade de analisar as tecnologias existentes, demonstrando, desse modo, como elas estão interligadas e são ao mesmo tempo interdependentes. E, para finalizar, faz um breve comentário sobre a pedagogia diferenciada existente nos cursos on-line a fim de destacar as características necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Simone Mussio, FATEC JAHU

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Bauru). Atuante como professora de comunicação e línguas na Faculdade de Tecnologia.

Valéria Cristiane Validório, FATEC JAHU

Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual Paulista (São José do Rio Preto). Atuante como professora de língua na Fatec Jahu.

Véra Maria Ferro Merlini, FATEC JAHU

Especialista psicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano. Atuante como professora de língua na Fatec Jahu.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Artigos