COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Simone Mussio FATEC JAHU
  • Valéria Cristiane Validório FATEC JAHU
  • Véra Maria Ferro Merlini FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v1i1.1432

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão da competência pedagógica no Ensino Superior, tendo como meta o ensino tecnológico. Almeja, assim, destacar a importância da participação colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, como também ressaltar a preocupação posta na formação dos profissionais dos Cursos Superiores de Tecnologia, observando como deve ser a postura de tais profissionais no mercado de trabalho, bem como dos próprios professores na forma como lecionam. Retrata a necessidade de analisar as tecnologias existentes, demonstrando, desse modo, como elas estão interligadas e são ao mesmo tempo interdependentes. E, para finalizar, faz um breve comentário sobre a pedagogia diferenciada existente nos cursos on-line a fim de destacar as características necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Simone Mussio, FATEC JAHU
    Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Bauru). Atuante como professora de comunicação e línguas na Faculdade de Tecnologia.
  • Valéria Cristiane Validório, FATEC JAHU

    Doutora em linguística aplicada pela Universidade Estadual Paulista (São José do Rio Preto). Atuante como professora de língua na Fatec Jahu.

  • Véra Maria Ferro Merlini, FATEC JAHU
    Especialista psicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano. Atuante como professora de língua na Fatec Jahu.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Artigos