OS NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DOS MODELOS MENTAIS DE POTÊNCIA ELÉTRICA EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

Autores

  • Lucas Ribeiro Leal Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Fernando Henrique Polastrini Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1430

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com alunos de engenharia elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A partir da realização de entrevistas semiestruturadas, de mapas conceituais, de modelagens matemáticas e experimentos físicos, foram identificados os modelos mentais dos estudantes perante conceitos teóricos e práticos sobre potência elétrica em circuitos CC (corrente contínua). Verificou-se que, dentre outras coisas, as metodologias de ensino adotadas pelos professores não tem sido suficientes para que indivíduos com distintas características de aprendizagem evoluam de igual forma. Observou-se, ainda, que a maioria dos alunos encontra-se distante do nível conceitual esperado e que em raros casos foram capazes de estabelecer relações entre teoria e prática. Portanto, este trabalho sugere que identificar as estratégias de raciocínio e os “degraus” de conhecimento dos alunos para um assunto específico, via modelos mentais, possibilita o planejamento de intervenções mais precisas e variações metodológicas no ensino. É isto que este estudo se propõe para o conteúdo abordado.

Biografia do Autor

Lucas Ribeiro Leal, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

Graduado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Formiga-MG (UNIFOR-MG), graduando em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, conclui em 2012 um projeto de iniciação cientifica na área educacional.

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Publicado

2015-11-16

Edição

Seção

Artigos