O ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE EM SECRETARIA ESCOLAR NO IFB
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1427Resumo
Este artigo trata do ensino profissional técnico em Secretaria Escolar no Instituto Federal de Brasília - IFB. Objetiva-se discutir sobre a necessidade de maior articulação entre o processo de ensino e o campo de trabalho do profissional responsável pela secretaria escolar. Utilizou-se uma metodologia pautada numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo como procedimento o levantamento de dados realizado através do uso de um questionário semi-estruturado com os cursistas, a entrevista e as observações da prática de trabalho com os profissionais da área, realizados pelos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos em sua maioria ingressam no curso sem ter maiores conhecimentos sobre a profissão. As entrevistas e as observações com profissionais da área foram relevantes para reafirmar seus conhecimentos adquiridos no curso, ter maior visualização do que é o ambiente de trabalho, suas dificuldades e as mudanças.
Palavras-Chave: arquivos; diário de classe; ensino técnico; secretaria escolar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).