O ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE EM SECRETARIA ESCOLAR NO IFB

Autores

  • Veronica Lima da Fonseca Almeida Instituto Federal de Brasilia-IFB

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i1.1427

Resumo

Este artigo trata do ensino profissional técnico em Secretaria Escolar no Instituto Federal de Brasília - IFB. Objetiva-se discutir sobre a necessidade de maior articulação entre o processo de ensino e o campo de trabalho do profissional responsável pela secretaria escolar. Utilizou-se uma metodologia pautada numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo como procedimento o levantamento de dados realizado através do uso de um questionário semi-estruturado com os cursistas, a entrevista e as observações da prática de trabalho com os profissionais da área, realizados pelos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos em sua maioria ingressam no curso sem ter maiores conhecimentos sobre a profissão. As entrevistas e as observações com profissionais da área foram relevantes para reafirmar seus conhecimentos adquiridos no curso, ter maior visualização do que é o ambiente de trabalho, suas dificuldades e as mudanças.

Palavras-Chave: arquivos; diário de classe; ensino técnico; secretaria escolar

Biografia do Autor

Veronica Lima da Fonseca Almeida, Instituto Federal de Brasilia-IFB

Docente no Curso Tecnico em Secretaria Escolar no Instituto Federal de Brasilia-IFB

Pesquisadora Programa de Bolsa PIBIC JR CNPQ-IFB

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasilia-UnB

Especilaista em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Oliveira Filho-UNIVERSO

Pos-graduanda em LIBRAS pelo Instituto de Estudos em Formação Especializada-INEFE

Graduação em Pedagogia pela Universiade Estadual da Paraíba-UEPB

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Publicado

2015-10-10

Edição

Seção

Artigos