CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRAS POR MICROSCOPIA ÓPTICA E POR MICRODUREZA DE MATERIAIS METÁLICOS FERROSO E NÃO FERROSO
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i3.1413Resumo
Realizou-se por meio de microscopia óptica e ensaio de microdureza a análise e determinação das propriedades mecânicas de dois diferentes metais, um classificado como liga ferrosa e outro de não ferroso, segundo resultados obtidos. Tendo como objetivo avaliação das microestruturas obtidas características de cada material, a fim de diferenciar a partir da análise das morfologias e de suas respectivas microdurezas, a classificação de cada material utilizado no presente estudo. Apesar da limitação de aumento da análise de microscopia óptica, pode-se com esta técnica afirmar qual material metálico se tem em mãos, para determinada aplicação. Ao término dos ensaios e analises dos resultados, foi obtido duas amostras metálicas distintas, sendo uma liga feorrsa e outra liga não ferrosa.
Foi feito ainda, o método de contagem por pontos para estimar a quantidade das fases presentes e contagem de grãos pela técnica de intercepto linear.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).