REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM ECOPEDAGÓGICA EMPREGADA COM OS ALUNOS DE ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v1i1.1406Resumo
A expansão social e tecnológica tem ocasionado grande avanço na sociedade atual, juntamente a isso há o exacerbado prejuízo ao meio ambiente. Portanto para combater isso, são necessárias novas práticas pedagógicas, pois a consciência ecológica é de fundamental importância para as futuras e atuais gerações que têm como foco a sustentabilidade mundial. Dessa forma, o uso da ecopedagogia é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes com relação ao cuidado com o ecossistema. Em um Curso Técnico em Química, é primordial a aplicação de forma específica e geral da ecopedagodia para a formação destes profissionais que trabalharão com produtos químicos, sendo a maioria nociva ao meio ambiente. Nesse contexto, foi realizado este projeto de ecopedagogia na turma de primeiro semestre do Técnico em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Para isso, foram utilizadas técnicas como questionários, seminários, vídeos e memorial formativo. Como resultado, pode-se constatar a grande necessidade deste tipo de abordagem para a conscientização destes alunos frente aos problemas causados em indústrias quando há descarte inadequado dos resíduos químicos, o que é fundamental para o ecossistema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).