Apreensões e desafios na educação inclusiva: discussões a partir de atividades propostas em aulas de Geometria Analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i1id5877

Palavras-chave:

Formação de Professores, Matemática, Inclusão, Aluno Surdo, Aluno Cego

Resumo

Esta escrita tem por objetivo analisar as apreensões de licenciandos em Matemática ao serem desafiados a planejar atividades na disciplina de Geometria Analítica, com vistas às especificidades de alunos PcD (Cegos ou surdos) incluídos em sala de aula regular. O estudo está ancorado em um referencial teórico sobre as leis de inclusão, os desafios dos professores com a inclusão de alunos PcD em sala de aula regular e o olhar sensível destes professores com o processo de inclusão. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, dados estes produzidos a partir da apresentação das atividades propostas pelos futuros professores, em que foi realizada a transcrições dos relatos dos licenciandos que se colocaram no lugar destes alunos incluídos, e dos grupos que propuseram estas atividades. Foi possível verificar através dos feedbacks dos futuros professores, indícios de insegurança e medo em virtude da falta de preparação durante a trajetória acadêmica, ou seja, dos poucos componentes curriculares voltados à área inclusiva. Ademais, pode-se perceber que esses profissionais em formação buscam pela empatia ao se colocarem no lugar dos alunos incluídos e se mostram dispostos a encarar este grande desafio que é a inclusão no ensino regular. Os licenciandos sentiram-se instigados a desenvolverem o pensamento crítico e isso fez com que os mesmos se integrassem mais às práticas inclusivas, fazendo com que nosso objetivo fosse além do que almejávamos.

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Biografia do Autor

Luana Henrichsen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil

Viviane Roncaglio, Rede Básica de Ensino do Município de Três de Maio, Três de Maio, RS, Brasil

Analice Marchezan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, RS, Brasil

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Publicado

2023-02-22

Como Citar

HENRICHSEN, L.; RONCAGLIO, V.; MARCHEZAN, A. Apreensões e desafios na educação inclusiva: discussões a partir de atividades propostas em aulas de Geometria Analítica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 1, p. e2001, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i1id5877. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5877. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática