A Resolução de Problemas no Ensino Médio: um mapeamento realizado nos anos 2016 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5514

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Investigação Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

A resolução de um problema como ponto de partida para o ensino e aprendizagem de Matemática é uma prática amplamente pesquisada no Brasil. Diante disso, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática com o objetivo de verificar de que forma a resolução de problemas é abordada no contexto das aulas de Matemática no Ensino Médio, analisando as concepções envolvidas na elaboração e aplicação de processos de resolução de problemas em dissertações de Mestrado desenvolvidas no Brasil nos últimos cinco anos (2016-2020). Para tanto, elaborou-se um protocolo de revisão sistemática para a leitura das dissertações, inventariadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As compreensões sobre a resolução de problemas identificados em 28 dissertações foram organizadas em categorias de análise a partir da síntese da revisão sistemática. Pôde-se concluir que a maior parte dos trabalhos utiliza a abordagem de ensino de Matemática através da resolução de problemas, fortemente subsidiada pela metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

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Biografia do Autor

Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Tayana Cruz de Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

BERTOTTI JUNIOR, V. I.; SOUZA, T. C. de; POSSAMAI, J. P. A Resolução de Problemas no Ensino Médio: um mapeamento realizado nos anos 2016 a 2020. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. especial, p. e4005, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5514. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5514. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática

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