Monitoria na escola do campo: aluno ajudando aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Autores

  • Dieyson Câmara Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5927-8099
  • Rômel da Rosa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3206-9320

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4213

Palavras-chave:

Monitoria, Escola do Campo, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma compilação dos resultados obtidos na pesquisa de Câmara (2017), a qual investigou o uso da atividade de monitoria envolvendo alunos de séries distintas, no Ensino Fundamental, na escola do campo. Foram realizados quatro encontros de monitoria nos quais alunos do nono ano auxiliaram alunos do sexto ano na resolução de uma série de exercícios envolvendo as quatro operações básicas com números naturais. A análise dos dados coletados revelou que a atividade de monitoria foi bem-aceita pelos alunos e que houve aprendizagem efetiva, de onde podemos concluir que a monitoria pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na escola do campo.

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Biografia do Autor

Dieyson Câmara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil

Rômel da Rosa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

CÂMARA, D.; SILVA, R. da R. da. Monitoria na escola do campo: aluno ajudando aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2008, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4213. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4213. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática