Monitoria na escola do campo: aluno ajudando aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Autores

  • Dieyson Câmara Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5927-8099
  • Rômel da Rosa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3206-9320

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4213

Palavras-chave:

Monitoria, Escola do Campo, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma compilação dos resultados obtidos na pesquisa de Câmara (2017), a qual investigou o uso da atividade de monitoria envolvendo alunos de séries distintas, no Ensino Fundamental, na escola do campo. Foram realizados quatro encontros de monitoria nos quais alunos do nono ano auxiliaram alunos do sexto ano na resolução de uma série de exercícios envolvendo as quatro operações básicas com números naturais. A análise dos dados coletados revelou que a atividade de monitoria foi bem-aceita pelos alunos e que houve aprendizagem efetiva, de onde podemos concluir que a monitoria pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dieyson Câmara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil

Rômel da Rosa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Pato Branco, PR, Brasil

Referências

ARAÚJO. J. L. Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 55-68, 1 jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37948. Acesso em: 7 abr. 2021.

BARBOSA, L. N. S. C. de; CARVALHO, D. F.; ELIAS, H. R. As relações estabelecidas entre o cotidiano camponês e a aula de matemática: análise da produção científica em 10 edições do Encontro Nacional de educação Matemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2209. Acesso em: 7 abr. 2021.

CÂMARA, D. Monitoria na Escola do Campo: Alunos Ajudando Alunos na Aprendizagem da Matemática. Orientador: Rômel da Rosa da Silva. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3000/1/PB_PROFMAT_M_C%C3%A2mara%2C%20Dieyson_2017.pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.

COSTA, F. J. M. da. Etnomatemática: metodologia, ferramenta ou, simplesmente, etnorrevolução? Zetetiké, Campinas, SP, v. 22, n. 42, p.181-196, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646571.

CUNHA JÚNIOR, F. R. da. Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 681-694, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707154754.

CURY, H. N. Análise de erros: O que podemos aprender com as respostas dos alunos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

D' AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74. Acesso em: 7 abr. 2021.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008.

LIMA, A. S. de; LIMA, I. M. da S. Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 4, n. 3, p. 1-10, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2218. Acesso em: 7 abr. 2021.

MUNARIM, A. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Educação, Santa Maria, v. 33, n. 1, p. 57-72, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/19/0. Acesso em: 7 abr. 2021.

OLIVEIRA, E. B. de; SANTOS, F. N. dos. Pressupostos e definições em interdisciplinaridade: diálogo com alguns autores. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, n. 11, p. 73-87, out. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/34709. Acesso em: 7 abr. 2021.

PASSOS, C. M. dos. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: conexões teóricas e práticas. Orientadora: Jussara de Loiola Araújo. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/carolinepassos.pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.

PESSÔA, E. B.; DAMÁZIO JÚNIOR, D. Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista BoEM, Joinville, v. 1, n. 1, p. 76-98, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3953. Acesso em: 7 abr. 2021.

ROSEIRA, N. A. F. Educação matemática e valores: das concepções dos professores à construção da autonomia. Brasília: Liberlivro, 2010.

SACHS, L. Currículo de Matemática na educação do campo: panoramas e zoons. Zetetiké, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 404-422, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8647567.

SANTOS, A. G. dos. Monitoria como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina Matemática: uma análise de sua implementação no Ensino Fundamental. Saberes Docentes em Ação, Maceio, v. 4, n. 1, p. 125-142, abr. 2018. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/pdf/2018/04/MONITORIA-COMO-FERRAMENTA-AUXILIAR-PARA-APRENDIZAGEM-DA-DISCIPLINA-MATEM%C3%81TICA-UMA-AN%C3%81LISE-DE-SUA-IMPLEMENTA%C3%87%C3%83O-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ID.pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.

SILVA, E. B. da. O Diálogo entre Diferentes Sujeitos que Aprendem e Ensinam Matemática no Contexto Escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Orientador: Cristiano Alberto Muniz. 2014. 341f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16403. Acesso em: 7 abr. 2021.

SILVA JÚNIOR, A. F. da; BORGES NETTO, M. Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, n. 3, ano 2, p. 45-60, nov. 2011.

SILVA, M. V.; SILVA JÚNIOR, A. F. Políticas educacionais para a educação do campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 47, p. 314-332, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640054.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2001.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

CÂMARA, D.; SILVA, R. DA R. DA. Monitoria na escola do campo: aluno ajudando aluno no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 7, n. 1, p. e2008, 20 abr. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática