As avaliações em larga escala na formação de professores de Matemática e supervisores de um município da região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Ednei Luís Becher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS http://orcid.org/0000-0001-8770-2424
  • Jutta Cornélia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, RS https://orcid.org/0000-0001-5110-1571

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3668

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Avaliação em Larga Escala, Formação de Professores, Prova Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação que aconteceu com professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e supervisores escolares em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na qual se buscou identificar o que os participantes da pesquisa sabiam sobre a Prova Brasil de Matemática e onde adquiriram esses conhecimentos. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa, a partir da qual os resultados encontrados sugerem que tanto os professores de Matemática quanto os supervisores escolares têm pouco conhecimento sobre os sistemas de avaliação em larga escala (Prova Brasil) implementados pelo Governo Federal e, da mesma forma, não sabem como utilizar ou integrar esses resultados ao seu planejamento. Além disso, os resultados indicam que os órgãos responsáveis pela avaliação poderiam incluir, entre as iniciativas de divulgação dos resultados, eventos nos quais os professores e supervisores tivessem a oportunidade de analisá-los de forma mais detalhada.

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Biografia do Autor

Ednei Luís Becher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Licenciado em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório com especialização em Educação Matemática e em Mídias na Educação, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela pela Universidade Luterana do Brasil, atualmente cursa doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Já pesquisou sobre ensino e aprendizagem de Álgebra e sobre o uso de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática. Atualmente tem concentrado suas investigação em Educação Financeira e Avaliações em Larga Escala.

Jutta Cornélia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, RS

Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. Pós-doutora, junto ao Grupo Freudenthal do Instituto Freudenthal da Universidade de Utrecht na Holanda, em 2017-2018, pesquisando na área de avaliação em educação matemática nos anos iniciais. Atua nos GT7 e GT8 da SBEM. Concentra pesquisas no ensino e aprendizagem da Matemática e Ciências para os anos iniciais e na formação dos professores, nesse contexto. Licenciada em Ciências e Pedagogia, é Mestra e Doutora em Educação pela UFRGS, investigando a resolução de problemas do campo aditivo por crianças dos anos iniciais e a formação de professores. Atualmente, pauta seus estudos na: Educação Matemática Realística, Avaliação em Educação Matemática nos anos iniciais, Formação de Professores, Teoria dos Campos Conceituais, Inclusão em Educação Matemática e na Resolução de Problemas Matemáticos.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

BECHER, E. L.; JUSTO, J. C. R. As avaliações em larga escala na formação de professores de Matemática e supervisores de um município da região metropolitana de Porto Alegre. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 1, p. 1–13, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i1id3668. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3668. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática