Geometria e funções: uma abordagem computacional a partir de problemas da OBMEP

Autores

  • Aline de Lima Guedes Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática Aplicada Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-4909-4170
  • Leandro da Silva Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3216

Palavras-chave:

Funções Reais, Geométrico-funcional, Geometria Dinâmica, OBMEP, Educação Básica

Resumo

Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a integração dos campos algébrico e geométrico no ensino de funções reais nas aulas de Matemática da Educação Básica, através de atividades desenvolvidas num ambiente de geometria dinâmica. Foi feito um recorte com problemas recorrentes da OBMEP, entre 2005 e 2017, que apresentam esse cunho geométrico-funcional. A metodologia está focada na elaboração de roteiros de atividades no Geogebra, a fim de garantir que o conceito de função também seja compreendido como uma relação de dependência entre objetos geométricos, contribuindo assim para expandir as imagens de conceito e as relações existentes entre funções reais e geometria.

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Biografia do Autor

Aline de Lima Guedes Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática Aplicada Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ, 2013), mesma instituição que concluiu o Mestrado em Modelagem Computacional (2008). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2001) e Especialização em Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME-UERJ) no departamento de Matemática Aplicada, atuando também como tutora a distância das disciplinas Matemática na Educação I e II do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e é Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuando como Orientadora de Trabalho Final de Curso e Coordenadora de Tutoria do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Novas Tecnologias no Ensino da Matemática do LANTE-UFF, onde já atuou como Tutora a Distância em diferentes disciplinas do Curso (2008-2012). Já foi Professora Temporária e Substituta de Instituições Federais e Estaduais de Ensino, como o Cefet-RJ (Ensino Superior, 2012-2013), IFRJ (Ensino Médio, 2007-2008), CAP-UERJ(Ensino Fundamental, 2005) e CPII (Ensino Médio, 2003-2004). Foi Professora Concursada de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (Ensino Médio, 2005-2009) e do Colégio Pedro II no Campus Humaitá (Ensino Médio, 2014-2015). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Modelagem Computacional, Sistemas Algébricos Não-lineares e Termodinâmica, também atuando em Educação Matemática, em especial na Formação de Professores.

Leandro da Silva Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Matemática, PROFMAT, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2015). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Especialização em Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotado no departamento de Matemática e Desenho do Instituto de Aplicação e é Pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuando como Orientador de Trabalho Final de Curso e Coordenador de Tutoria do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância do LANTE-UFF, onde atuou como Tutor a Distância em diferentes disciplinas do Curso (2008-2012), além do curso Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, também em nível de Pós-Graduação Lato-Sensu. Atua também na Rede Municipal de Duque de Caxias, como Professor I, no Ensino Fundamental II. Já atuou como Tutor a Distância em Instituições Federais e Estaduais de Ensino, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Fundação Cecierj, além de instituições de apoio à educação, como a Fundação Roberto Marinho. Tem experiência na área de Matemática, em especial na Formação de Professores e na área de Educação a Distância, em especial na Formação de Tutores e Gestores de cursos.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

MACHADO, A. de L. G.; MACHADO, L. da S. Geometria e funções: uma abordagem computacional a partir de problemas da OBMEP. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 41–57, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3216. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3216. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática