Geometria e funções: uma abordagem computacional a partir de problemas da OBMEP
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3216Palabras clave:
Funções Reais, Geométrico-funcional, Geometria Dinâmica, OBMEP, Educação BásicaResumen
Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a integração dos campos algébrico e geométrico no ensino de funções reais nas aulas de Matemática da Educação Básica, através de atividades desenvolvidas num ambiente de geometria dinâmica. Foi feito um recorte com problemas recorrentes da OBMEP, entre 2005 e 2017, que apresentam esse cunho geométrico-funcional. A metodologia está focada na elaboração de roteiros de atividades no Geogebra, a fim de garantir que o conceito de função também seja compreendido como uma relação de dependência entre objetos geométricos, contribuindo assim para expandir as imagens de conceito e as relações existentes entre funções reais e geometria.Descargas
Citas
AMARAL, M. P.; FRANGO, I. Um levantamento sobre pesquisas com o uso do software geogebra no ensino de funções matemáticas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 90-107, 2014.
BIFANO, F. J.; LUPINACCI, L. J. Um binomio dinámico: geometría y funciones. In: La Conferencia Latinoameri-cana de GeoGebra, 2012, Montevideo. Actas.... p. 94-101, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
GIRALDO, V. Descrições e conflitos computacionais: o caso da derivada. 2004. 221 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
GIRALDO, V. Integrando geometria e funções: gráficos dinâmicos. Revista do Professor de Matemática, v. 79, n. 3, p. 39-46, 2012.
GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. In: IV Congresso RIBIE, 1998, Brasília. Anais... Brasília, p.1-24,1998.
STORMOWSKI, V.; GRAVINA, M. A.; LIMA, J. V. de. Formação de professores de matemática para o uso efetivo de tecnologias em sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 01-10, 2015.
HARTWING, S. C; PEREIRA, E. C.; MACHADO, C. C.; MIRANDA, S. A. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis (SC), v. 11, n. 2, p. 243-258, 2016.
HAZZAN, O.; GOLDENBERG, E.P. Students’ understanding of the notion of function in dynamic geometry environments. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 1, p. 263-291, 1997.
LIMA, E. L; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. v. 1, 6. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1996.
LIMA, E. L. Números e Funções Reais. Coleção PROFMAT. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.
MACHADO, L. Uma Análise Crítica das Provas da 2ª Fase da OBMEP. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2015.
CGEE. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas – OBMEP 2010. Série Documentos Técnicos. n. 11, julho 2011.
MENEGHETTI, R. C. G.; REDLING, J. P. Tarefas Alternativas para o Ensino e a Aprendizagem de Funções: análise de uma intervenção no Ensino Médio. Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 42A, p. 193-229, 2012.
MEZA, E.S.; SCHIRLO, A. C. Relendo a OBMEP. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 9, 2013, Curitiba. Anais… EDUCERE, 2013.
NEVES, J. D.; RESENDE, M. B. O proceso de ensino-aprendizagem do conceito de função: um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 599-625, 2016.
PAVANELLO, R. M.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, p. 29-41, 2006.
OBMEP. Prova da 1ª Fase do Nível 3. 2007. Disponível em: http://www.obmep.org.br/provas_static/pf1n3-2007.pdf. Acesso em: 30 ago. 2018.
OBMEP. Prova da 1ª Fase do Nível 3. 2009. Disponível em: http://www.obmep.org.br/provas_static/pf1n3-2009.pdf. Acesso em: 30 ago. 2018.
OBMEP. Provas e soluções. Disponível em: www.obmep.org.br/provas.htm. Acesso em: 30 ago. 2018.
REZENDE, W. M; PESCO, D. U; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. In: Conferência Latino-Americana de Geogebra, 1, 2011, São Paulo. Anais… GEOGEBRA - LA, 2011.
SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Como ensinar o conceito de função? Educação Matemática em Revista, v. 53, p. 27-37, 2017.
SOARES, L. H. Tecnologia computacional no ensino de matemática: o uso do Geogebra no estudo de funções. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v. 1, n. 1, p. 66-80, 2012.
SOARES, C. M. M; LEO, E.; SOARES, J. F. Impacto da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho em matemática na Prova Brasil, ENEM e PISA. 2014. Disponível em: http://server22.obmep.org.br:8080/media/servicos/recursos/420951.o. Acesso em: 30 ago.2018.
TALL, D.; VINNER, S. Concept image and concept definition in mathematics, with special reference to limitis and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, p. 151-169, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.