A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos

Autores

  • Tatiane Buckôr Trintin Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, Camaquã, RS
  • Tales Emilio Costa Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Camaquã, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1292

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Frações, Jogos

Resumo

O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Emilio Costa Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Camaquã, RS

Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (câmpus Camaquã). Doutor em Epidemiologia pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel, Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel (2008), Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da UFPel (2000) e Graduado em Educação Física pela ESEF/UFPel (1998). Regente da disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Coordenador do Projeto de Extensão "Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos", ministrando oficinas e cursos da modalidade de Punhobol. Membro da Youth and Sports Comission, da International Fistball Association. Criador e coordenador do Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar. Foi coordenador da Coordenadoria de Apoio a Estágio no câmpus Camaquã. Foi coordenador, orientador, tutor e colaborador do Curso de Mídias na Educação (modalidade de Educação a Distância). Foi docente do curso de Pós-graduação em Atividade Física para Públicos Especiais da Anhanguera Educacional, e do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel. Ministra palestras e oficinas nas áreas de Educação Física e Educação. Trabalhou em escolas das redes municipal, estadual e federal (Ensino Fundamental e Médio). Trabalhou em clubes esportivos na formação de atletas, na modalidade futsal

Referências

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1996.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

DRUCK, Suely; HELLMEISTER, Ana Catarina P.(Orgs.). Explorando o ensino da Matemática: artigos. v.1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PAIS, Luis Carlos. Ensinar e aprender Matemática. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2006.

ROMANATTO, Mauro Carlos; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 6º ao 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

TRINTIN, T. B.; AMORIM, T. E. C. A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 113–127, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1292. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática