A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1292Keywords:
Ensino de Matemática, Frações, JogosAbstract
O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.
Downloads
References
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
DRUCK, Suely; HELLMEISTER, Ana Catarina P.(Orgs.). Explorando o ensino da Matemática: artigos. v.1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAIS, Luis Carlos. Ensinar e aprender Matemática. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2006.
ROMANATTO, Mauro Carlos; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 6º ao 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.