Um panorama da resolução de problemas na visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato

Autores

  • Manoel dos Santos Costa Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), São Luís, MA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8774-9633

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5489

Palavras-chave:

Educação Matemática, ensino-aprendizagem-avaliação, resolução de problemas

Resumo

A resolução de problemas tem ocupado lugar de destaque nas pesquisas de educadores do Brasil e do mundo. Nos últimos anos tem-se percebido um aumento significativo de pesquisas e debates com essa temática, havendo consenso entre os pesquisadores sobre sua importância na Educação Matemática, no que tange às perspectivas de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo do presente texto é apresentar a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática a partir do entendimento das pesquisadoras brasileiras Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que apresenta uma revisão de literatura sobre a resolução de problemas. Para o estudo, analisamos materiais escritos pelas autoras, publicados em livros, periódicos e anais de eventos, com o intuito de compreender e explicitar a visão defendida por elas, que é o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. O estudo analítico descritivo desenvolvido mostra que, tradicionalmente, a prática docente mais frequente no ensino de Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições e exemplos, seguidos de exercícios de aprendizagem. Na compreensão das pesquisadoras, essa forma de ensinar Matemática não leva o aluno a construir o conhecimento da forma que os documentos curriculares recomendam e que se espera atualmente para a formação dos estudantes. Sugerem que os professores levem em conta onde os alunos estão, ou seja, que recorram aos seus conhecimentos prévios, e que a partir e através da resolução [...].

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Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), São Luís, MA, Brasil

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

COSTA, M. dos S. Um panorama da resolução de problemas na visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. especial, p. e4006, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5489. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5489. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática