Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187Palabras clave:
Sequência de Ensino, Letramento Estatístico, Ciclo InvestigativoResumen
Este artigo tem como objetivo analisar os elementos que potencializam o ensino de conceitos estatísticos por meio de uma sequência de ensino acerca do tema água potável, elaborada com as fases do Ciclo Investigativo, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, aportamo-nos no Letramento Estatístico proposto por Gal e na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A sequência foi desenvolvida em uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região sul da Bahia, e toma como metodologia as cinco fases do Ciclo Investigativo proposto por Wild e Pfannkuch. A sequência foi planejada durante um processo formativo e desenvolvida pela professora em sua sala de aula. O resultado da pesquisa revela que foram potencializados os elementos do componente cognitivo: o conhecimento matemático, ou estatístico. E os elementos do componente atitudinal: postura crítica, crenças e atitudes, propostos por Gal para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Apontou, também, que a sequência proporcionou o aprendizado dos conceitos estatísticos, pelos estudantes, ao abordar um tema do cotidiano e ser desenvolvida segundo as fases do Ciclo Investigativo.
Descargas
Citas
ALVES, H. C.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para o trabalho com conceitos estatísticos. Revista Educação Matemática em Foco, v. 8, n. 2, p. 93-115, 2019. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/5589. Acesso em: 20 set. 2020.
CRUZ, A. M.; HENRIQUES, A. C. Erros e dificuldades na representação do 1º ciclo na representação de dados através de gráficos estatísticos. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23, 2012, Lisboa, Atas... Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2012. p. 483-499. Disponível em: http://www.apm.pt/files/_XXIII_SIEM_ATAS_6_510c56bde0cae.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x.
LIMA, I. B. Investigando o desempenho de jovens e adultos na construção e interpretação de gráficos. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3931. Acesso em: 20 set. 2020.
SANTANA, E. R. dos S. Estruturas aditivas: O suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 343 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11446. Acesso em: 20 set. 2020.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 10/2.3, p. 133-170, 1991.
WILD, J. C.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-265, 1999. Disponível em: http://iase-web.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.