Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Leticia Bispo Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187

Palavras-chave:

Sequência de Ensino, Letramento Estatístico, Ciclo Investigativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os elementos que potencializam o ensino de conceitos estatísticos por meio de uma sequência de ensino acerca do tema água potável, elaborada com as fases do Ciclo Investigativo, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, aportamo-nos no Letramento Estatístico proposto por Gal e na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A sequência foi desenvolvida em uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região sul da Bahia, e toma como metodologia as cinco fases do Ciclo Investigativo proposto por Wild e Pfannkuch. A sequência foi planejada durante um processo formativo e desenvolvida pela professora em sua sala de aula. O resultado da pesquisa revela que foram potencializados os elementos do componente cognitivo: o conhecimento matemático, ou estatístico. E os elementos do componente atitudinal: postura crítica, crenças e atitudes, propostos por Gal para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Apontou, também, que a sequência proporcionou o aprendizado dos conceitos estatísticos, pelos estudantes, ao abordar um tema do cotidiano e ser desenvolvida segundo as fases do Ciclo Investigativo.

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Biografia do Autor

Leticia Bispo Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Graduanda de Licencitura em Matemática na Universidade Estatudual de Santa Cruz. Bolsista ICB-UESC (2018-2019). Bolsita CNPq (2019-2020).

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Graduada em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e possui Pós-Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017).

Referências

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

BISPO SANTOS, L.; RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA, E. Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2010, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4187. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4187. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática