Percepções de professores de Física e Matemática de uma escola pública acerca da abordagem interdisciplinar da Astronomia nessas disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4168Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Astronomia, Educação Matemática, Ensino de FísicaResumen
Estudos da literatura apontam a potencialidade do ensino da Astronomia pela perspectiva da interdisciplinaridade, porém sua inserção no Ensino Médio ocorre, em geral, de forma disciplinar na Física. Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de dois professores de Física e Matemática sobre a inserção do tema Astronomia, por meio da interdisciplinaridade entre essas disciplinas, no currículo do Ensino Médio da Educação Básica. O estudo tem bases referenciais sobre interdisciplinaridade e sobre a Educação em Astronomia. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória. Participaram desta pesquisa, respondendo a um questionário, dois professores atuantes no Ensino Médio da rede pública de ensino. Os resultados da análise realizada evidenciam justificativas e potencialidades para o ensino da Astronomia de forma interdisciplinar, todavia, pensar a inserção da Astrofísica e Cosmologia parece mais trabalhoso. Apontamos dificuldades relacionadas à formação dos professores, sobre o conteúdo específico, e às condições para a inserção de propostas com esse viés. Sinalizamos que a construção de materiais de apoio didático que envolvem Astronomia, Astrofísica e Cosmologia de forma interdisciplinar pode tornar mais viável a inserção desses temas por essa perspectiva na Educação Básica.
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