Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática

Autores

  • Marcelo Puziski Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-9844-4800

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2152

Palavras-chave:

Construcionismo, Robótica, Ensino de Matemática, Calculadora em Sala de Aula

Resumo

O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Puziski, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Caxias do Sul, RS

Graduado em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul, com experiência docente através de bolsa de extensão realizada no Núcleo de Apoio ao Ensino da Matemática, na mesma instituição. Professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Caxias do Sul em 2015. Atualmente mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, atua como assistente de tecnologias educacionais na rede de ensino Caminho do Saber, encarregado do laboratório e das aulas de robótica.

Referências

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, Nova York, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, 2012, Vancouver. Proceedings …, 2012. p. 1-25.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUINTHER, A. Análise do desempenho de alunos do Ensino Fundamental em jogos matemáticos: reflexões sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

GUINTHER, A. O uso das calculadoras nas aulas de Matemática: concepções de professores, alunos e mães de alunos. In: EBRAPEM – ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., Rio Claro, 2008. Anais..., p. 1904-1909, 2008.

KALELIOGLU, F.; GÜLBAHAR, Y.; KUKUL, V. A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic Journal of Modern Computing, Riga, v. 4, n. 3, p. 583, 2016.

MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G. Analyze your Scratch projects with Dr. Scratch and assess your computational thinking skills. In: SCRATCH CONFERENCE, 2015, Amsterdã, p. 1215.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). COMMISSION ON STANDARDS FOR SCHOOL MATHEMATICS. Curriculum and evaluation standards for school mathematics. National Council of Teachers of Mathematics, 1989.

PAPERT, S.; HAREL, I. Situating constructionism. Constructionism, Nova York, v. 36, p. 1-11, 1991.

SILVA, Albano. A calculadora no percurso de formação de professoras de Matemática. Portugal: APM, 1991.

TURKLE, S.; PAPERT, S. Epistemological pluralism: Styles and voices within the computer culture. Signs: Journal of Women in Culture and Society, Boston, v. 16, n. 1, p. 128-157, 1990.

WILSON, A.; HAINEY, T.; CONNOLLY, T. Evaluation of computer games developed by primary school children to gauge understanding of programming concepts. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING, 2012. Academic Conferences International Limited, 2012. p. 549.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, Nova York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Como Citar

PUZISKI, M. Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 136–146, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2152. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2152. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática