Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo Robótica, Programação e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2152Palabras clave:
Construcionismo, Robótica, Ensino de Matemática, Calculadora em Sala de AulaResumen
O uso de calculadora em sala de aula sempre foi um tema polêmico. Com isso em mente, considerou-se que a construção de uma calculadora com o kit de robótica da LEGO pode possibilitar a reflexão sobre o uso e funcionamento da calculadora de maneira crítica pelo estudante. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e nas direções curriculares dos projetos de robótica educacional da LEGO, pensou-se em uma prática em que os estudantes constroem uma calculadora, entendem a sua programação e refletem sobre seu uso em sala de aula e em outros contextos científicos e educacionais. Realizou-se a atividade com estudantes de oitavo ano (no sistema brasileiro de ensino fundamental de nove anos) e os dados registrados em relatório foram analisados. Foram encontradas diversas reflexões sobre o uso da calculadora em contextos educacionais, e sucesso parcial no entendimento do funcionamento de uma calculadora.
Descargas
Citas
BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, Nova York, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, 2012, Vancouver. Proceedings …, 2012. p. 1-25.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUINTHER, A. Análise do desempenho de alunos do Ensino Fundamental em jogos matemáticos: reflexões sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
GUINTHER, A. O uso das calculadoras nas aulas de Matemática: concepções de professores, alunos e mães de alunos. In: EBRAPEM – ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., Rio Claro, 2008. Anais..., p. 1904-1909, 2008.
KALELIOGLU, F.; GÜLBAHAR, Y.; KUKUL, V. A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic Journal of Modern Computing, Riga, v. 4, n. 3, p. 583, 2016.
MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G. Analyze your Scratch projects with Dr. Scratch and assess your computational thinking skills. In: SCRATCH CONFERENCE, 2015, Amsterdã, p. 1215.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). COMMISSION ON STANDARDS FOR SCHOOL MATHEMATICS. Curriculum and evaluation standards for school mathematics. National Council of Teachers of Mathematics, 1989.
PAPERT, S.; HAREL, I. Situating constructionism. Constructionism, Nova York, v. 36, p. 1-11, 1991.
SILVA, Albano. A calculadora no percurso de formação de professoras de Matemática. Portugal: APM, 1991.
TURKLE, S.; PAPERT, S. Epistemological pluralism: Styles and voices within the computer culture. Signs: Journal of Women in Culture and Society, Boston, v. 16, n. 1, p. 128-157, 1990.
WILSON, A.; HAINEY, T.; CONNOLLY, T. Evaluation of computer games developed by primary school children to gauge understanding of programming concepts. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING, 2012. Academic Conferences International Limited, 2012. p. 549.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, Nova York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.