O uso das mídias disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1550Palabras clave:
Programa SESI Matemática, Interdisciplinaridade, Mídias Digitais, EJAResumen
Esse artigo teve sua origem em pesquisa realizada na Escola SESI Laranjeiras, situada na capital do Rio de Janeiro, para investigar como os recursos disponibilizados pelo Programa SESI (Serviço Social da Indústria) Matemática impactam no cotidiano escolar. Revisitamos os teóricos e analisamos os resultados obtidos na pesquisa, cujo enfoque foi identificar a perspectiva do professor de Matemática e do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a abordagem interdisciplinar promovida pelas ações do Programa SESI Matemática e da prática pedagógica que se dá a partir daí, envolvendo o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Descargas
Citas
BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: UFSM, 1999.
BASSO. M.; NORATE. R. M. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, 2015.
MELO O. C. P; GITIRANA. V. A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 109-122, 2014.
PACHECO. S. M.; GIRAFFA. M. M. L. Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010.
PALIS, G. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010.
SAUTOY, M. Reckon you were born without a brain for maths? Highly unlikely. The Guardian, Reino Unido, 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2016/mar/26/reckon-you-were-born-without-a-brain-for-maths-highly-unlikely. Acesso em: 28 set. 2016.
SENA. M. D; OLIVEIRA. T. H. E.; CARVALHO. G. S. L. Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3., 2014, Dourados e SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 25., 2014, Dourados. Anais do SBIE 2014. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p.174-183.
SESI. Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro. SESI Matemática: conceitos e práticas, metodologia SESIeduca para educação matemática. Rio de Janeiro, 2013. 164 p. Disponível em: https://goo.gl/z6ewBb. Acesso em: 27 out. 2016.
SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: Ministério da Educação. Tecnologias na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.
SHULMAN, L. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, USA, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.