O uso das mídias disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1550Keywords:
Programa SESI Matemática, Interdisciplinaridade, Mídias Digitais, EJAAbstract
Esse artigo teve sua origem em pesquisa realizada na Escola SESI Laranjeiras, situada na capital do Rio de Janeiro, para investigar como os recursos disponibilizados pelo Programa SESI (Serviço Social da Indústria) Matemática impactam no cotidiano escolar. Revisitamos os teóricos e analisamos os resultados obtidos na pesquisa, cujo enfoque foi identificar a perspectiva do professor de Matemática e do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a abordagem interdisciplinar promovida pelas ações do Programa SESI Matemática e da prática pedagógica que se dá a partir daí, envolvendo o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Downloads
References
BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: UFSM, 1999.
BASSO. M.; NORATE. R. M. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, 2015.
MELO O. C. P; GITIRANA. V. A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 109-122, 2014.
PACHECO. S. M.; GIRAFFA. M. M. L. Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010.
PALIS, G. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010.
SAUTOY, M. Reckon you were born without a brain for maths? Highly unlikely. The Guardian, Reino Unido, 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2016/mar/26/reckon-you-were-born-without-a-brain-for-maths-highly-unlikely. Acesso em: 28 set. 2016.
SENA. M. D; OLIVEIRA. T. H. E.; CARVALHO. G. S. L. Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3., 2014, Dourados e SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 25., 2014, Dourados. Anais do SBIE 2014. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p.174-183.
SESI. Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro. SESI Matemática: conceitos e práticas, metodologia SESIeduca para educação matemática. Rio de Janeiro, 2013. 164 p. Disponível em: https://goo.gl/z6ewBb. Acesso em: 27 out. 2016.
SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: Ministério da Educação. Tecnologias na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.
SHULMAN, L. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, USA, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.