O uso das mídias disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Jéssica Zacarias de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Rio de Janeiro, RJ
  • Luiza Maria Martins Chaves Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN), RJ
  • Vanessa Pereira de Oliveira Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN), RJ
  • Vinicius do Nascimento Silva Mano Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN), RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1550

Palavras-chave:

Programa SESI Matemática, Interdisciplinaridade, Mídias Digitais, EJA

Resumo

Esse artigo teve sua origem em pesquisa realizada na Escola SESI Laranjeiras, situada na capital do Rio de Janeiro, para investigar como os recursos disponibilizados pelo Programa SESI (Serviço Social da Indústria) Matemática impactam no cotidiano escolar. Revisitamos os teóricos e analisamos os resultados obtidos na pesquisa, cujo enfoque foi identificar a perspectiva do professor de Matemática e do estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a abordagem interdisciplinar promovida pelas ações do Programa SESI Matemática e da prática pedagógica que se dá a partir daí, envolvendo o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Zacarias de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, com mestrado na mesma área pela mesma universidade e bacharelado/licenciatura em Ciências Sociais pela UERJ. Professora licenciada de Sociologia da SEEDUC/RJ. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia - SEEDUC RJ. Atuou como orientadora de TCC no curso de especialização Tecnologias em Educação da PUC Rio. É avaliadora dos periódicos Educação Online, Educação e Cultura Contemporânea e Educação Temática Digital. Atualmente é bolsista CAPES.

Referências

BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: UFSM, 1999.

BASSO. M.; NORATE. R. M. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, 2015.

MELO O. C. P; GITIRANA. V. A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 109-122, 2014.

PACHECO. S. M.; GIRAFFA. M. M. L. Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010.

PALIS, G. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010.

SAUTOY, M. Reckon you were born without a brain for maths? Highly unlikely. The Guardian, Reino Unido, 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2016/mar/26/reckon-you-were-born-without-a-brain-for-maths-highly-unlikely. Acesso em: 28 set. 2016.

SENA. M. D; OLIVEIRA. T. H. E.; CARVALHO. G. S. L. Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3., 2014, Dourados e SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 25., 2014, Dourados. Anais do SBIE 2014. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p.174-183.

SESI. Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro. SESI Matemática: conceitos e práticas, metodologia SESIeduca para educação matemática. Rio de Janeiro, 2013. 164 p. Disponível em: https://goo.gl/z6ewBb. Acesso em: 27 out. 2016.

SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: Ministério da Educação. Tecnologias na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.

SHULMAN, L. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, USA, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

ANDRADE, J. Z. de; CHAVES, L. M. M.; OLIVEIRA, V. P. de; MANO, V. do N. S. O uso das mídias disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 27–38, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1550. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1550. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática