Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio

Autores

  • Leila Inês Pagliarini Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-6221-896X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275

Palavras-chave:

Ladrilhamento, Polígonos Regulares, Teorema de Kepler

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Inês Pagliarini Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS

Professora do ensino fundamental e médio, da área de matemática, na rede pública e privada. Licenciada em Matemática, pela ULBRA. Pós-graduada em Informática na graduação, finalizando a pós-graduação em Ensino de Matemática no Ensino Médio, pela UFSM e mestranda no programa de pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFRGS,

Referências

ALVES, Sérgio; DALCIN, Mário. Mosaicos do plano. Revista do Professor de Matemática, v. 40, p. 3, 1999.

BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993.

COELHO, André. Estudos dos polígonos por intermédio da pavimentação do plano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2014.

CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, UFSCar, 2006.

DIAS, Cláudio Carlos. Desafio Geométrico: módulo 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba, 2010.

MURARI, Claudemir; SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano por polígonos regulares e visualização em caleidoscópios. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, Educação Matemática Cultura e Diversidade, Salvador, 2010. Disponível em: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/MC/T12_MC1750.pdf. Acesso em: 26 set. 2015.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e artes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.

SILVA, E. A.; LOURENÇO, M. L; MARTINS, L. C. J. Uma introdução à pavimentação arquimediana do plano. Boletim de Educação Matemática, ano 9, n. 10, p. 53-66, 1994.

VRECCHI, Rosângela Aparecida da Cunha. Das artes às embalagens: buscando caminhos para aprender Geometria. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_mat_artigo_rosangela_aparecida_da_cunha_vrecchi.pdf. Acesso em: 29 set. 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

MELLO, L. I. P. Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 165–174, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1275. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)