O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1246Palabras clave:
Números Irracionais, Investigações Matemáticas, Ensino, AprendizagemResumen
Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.
Descargas
Citas
BRITO, Arlete de Jesus; MIGUEL, Antônio; CARVALHO, Dione Lucchesi de. História da Matemática em atividades didáticas. São Paulo: Livraria de Física, 2009.
FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane M. Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alínea, 2006.
MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: Análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.
MENDES, Sônia Cristina da Cruz. Práticas pedagógicas para o ensino dos números irracionais. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.
MENEZES, Daniel Brandão; FREITAS, Antônio Airton; MAIA, Evaldo Oliveira; PEREIRA, Artur Teixeira. O Mistério da Espiral de Cirene. III Encontro de Educação Matemática. 2011. Disponível em: http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/relatos/doc/RE_Menezes_Freitas_Maia_e_Pereira.pdf. Acesso em: 23 dez. 2015.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SOUZA, Eliane Reame de; DINIZ, Maria Ignez S. Vieira; OCHI, Fusako Hori. A Matemática das sete peças do Tangram. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.