O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1246

Palavras-chave:

Números Irracionais, Investigações Matemáticas, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Maffi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS

Licenciada em Matemática pela PUCRS.

Francieli Bandeira de Fraga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS

Licenciada em Matemática pela PUCRS.

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, RS

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. Licenciado em Matemática pela PUCRS.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Arlete de Jesus; MIGUEL, Antônio; CARVALHO, Dione Lucchesi de. História da Matemática em atividades didáticas. São Paulo: Livraria de Física, 2009.

FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane M. Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alínea, 2006.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: Análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.

MENDES, Sônia Cristina da Cruz. Práticas pedagógicas para o ensino dos números irracionais. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.

MENEZES, Daniel Brandão; FREITAS, Antônio Airton; MAIA, Evaldo Oliveira; PEREIRA, Artur Teixeira. O Mistério da Espiral de Cirene. III Encontro de Educação Matemática. 2011. Disponível em: http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/relatos/doc/RE_Menezes_Freitas_Maia_e_Pereira.pdf. Acesso em: 23 dez. 2015.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SOUZA, Eliane Reame de; DINIZ, Maria Ignez S. Vieira; OCHI, Fusako Hori. A Matemática das sete peças do Tangram. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2006.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

MAFFI, C.; FRAGA, F. B. de; MATOS, D. de V. O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 86–94, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1246. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Oficinas