O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1246Keywords:
Números Irracionais, Investigações Matemáticas, Ensino, AprendizagemAbstract
Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.
Downloads
References
BRITO, Arlete de Jesus; MIGUEL, Antônio; CARVALHO, Dione Lucchesi de. História da Matemática em atividades didáticas. São Paulo: Livraria de Física, 2009.
FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane M. Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Alínea, 2006.
MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: Análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.
MENDES, Sônia Cristina da Cruz. Práticas pedagógicas para o ensino dos números irracionais. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.
MENEZES, Daniel Brandão; FREITAS, Antônio Airton; MAIA, Evaldo Oliveira; PEREIRA, Artur Teixeira. O Mistério da Espiral de Cirene. III Encontro de Educação Matemática. 2011. Disponível em: http://www.sbemrn.com.br/site/III%20erem/relatos/doc/RE_Menezes_Freitas_Maia_e_Pereira.pdf. Acesso em: 23 dez. 2015.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SOUZA, Eliane Reame de; DINIZ, Maria Ignez S. Vieira; OCHI, Fusako Hori. A Matemática das sete peças do Tangram. 4. ed. São Paulo: IME-USP, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.