Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1296Keywords:
Matemática, Jogos, Funções QuadráticasAbstract
Este artigo originou-se de reflexões sobre as dificuldades dos alunos com o aprendizado matemático. Sugere-se a utilização do jogo como recurso didático no ensino matemático sobre o tema “Funções Quadráticas”. A pesquisa ocorreu com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Camaquã, RS. Foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou dos instrumentos questionários, pré-teste, pós-teste e da observação da professora. Entre os resultados obtidos destaca-se o interesse acentuado dos discentes durante a realização do projeto. As atividades e os resultados encontrados durante a sua realização serviram para a reflexão e aquisição de novas práticas e novas formas de trabalhar diversos conteúdos matemáticos em sala.Downloads
References
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
FRANÇA, Ângela Aparecida Ribeiro de. Brincando e aprendendo Matemática com materiais concretos, na 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Carlos Gomes. 2012. 60 f. (Produção didático-pedagógica) – Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
SEDUC-RS. Secretaria de Estado da Educação. Estado do Rio Grande do Sul. Parecer Nº 310/2012. Aprova o Regimento Escolar Padrão para o Ensino Médio “Politécnico” a ser adotado pelas escolas da Rede Pública Estadual que solicitarem credenciamento e autorização para o funcionamento desse curso a partir do ano letivo de 2012. 2012.
SOUZA, Jonimar da. Trabalhando uma nova prática de ensino para o aprendizado da Matemática. Anais da Semana Educa. v. 1, n. 1, p. 1-9, 2016.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; PESSOA, Neide; ISHIHARA, Cristiane. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
STRAPASON, Lísie Pippi Reis. O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem
da Matemática no 1º ano do Ensino Médio. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) – Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.